28.10.10

Em memória do 5 de Outubro de 1910

 Proclamámos a República!  Da varanda da "Nuno" , e perante a multidão que somos, deixámos viva a memória daquele 5 de Outubro de 1910 que nos trouxe a República. Muitos foram os que aplaudiram o discurso proferido pelo "nosso" José Relvas e que aqui reproduzimos na íntegra, congratulando, ao mesmo tempo, os alunos do 9º1ª e 9º2ª, que o produziram.





CIDADÃOS!


Republicanos

Depois desta noite de intensa luta, começo por vos agradecer e vos saudar fraternalmente em nome do Partido Republicano Português pela vitória que alcançámos.
Foram precisos séculos para chegarmos aqui, a este dia em que nos libertamos finalmente deste regime de arrogância e de tirania.
Companheiros! No reino de Portugal os valores da responsabilidade cívica, da determinação e da audácia são ensinados ao povo, mas preteridos pelos próprios chefes.
No reino de Portugal todos trabalham para a ascensão de alguns. De hoje em diante, cada um esforçar-se-á para glória comum.
Companheiros! A monarquia já mostrou bem aquilo que quer do nosso país, uma coutada em que damas e fidalgos brinquem todo o dia à caça e à guerra, sustentados por nós, servos. É por isso que, nesta manhã, resolvemos transformar a realidade.
Meus irmãos! Somos fundadores de uma Hora Nova e, com ela, uma Nova Nação! Hoje Portugal quer dar o salto. O salto do reino da vergonha para uma Pátria em que é concedida a dignidade ao cidadão.O grande salto da carruagem decadente da Monarquia para o comboio veloz da República , alimentado com o carvão da Democracia e sobre os carris firmes da Liberdade.
Neste novo país, sentar-nos-emos no trono da Igualdade, gritando alto ao mundo que a nobreza não está na cor do sangue, mas no tamanho do coração. Viva Portugal! Viva a República!

A multidão que somos

A bandeira que nos (re)une


Aspecto do painel com que assinalámos o dia




A Daniela, do 8º 1ª cantou "A Portuguesa", personificando a República.


Sem comentários:

Enviar um comentário